Metade da fortuna de Isabel dos Santos pertence a Sonangol


Angola aprovou no passado dia 13 do corrente mês, uma lei sobre repatriamento prevendo medidas coercivas contra indivíduos que mantem no estrangeiro quantias de proveniência ilícita. A publicação, dá conta da existência de um entendimento entre os generais Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” e Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa” , para transferir verbas para Angola durante o período de transferência voluntaria de fundos.
Das três individualidade, o general “Dino” é quem  foi citado em 2014, pela revista norte americana Foreign Policy como sendo a segunda figura angolana, com uma fortuna devidamente identificada e em seu nome, acima de um bilião de dólares (mil milhões). Isabel dos Santos é a primeira e continua a ser a única angolana que consta da lista de bilionários da Forbes, com uma fortuna avaliada em mais de US $3 biliões.
Em outras publicações, a fortuna de “Dino” é  associada  aos  interesses do antigo   Presidente José Eduardo dos Santos colocando-o numa situação de constrangimento    com os herdeiros   de JES. Esta semana, a PGR recebeu, do cidadão Jorge Eurico, um pedido “para aferir da maneira como (Dino) acumulou riqueza sendo um agente público em funções sem antecedentes pessoais e familiares de riqueza.”
Em 2016, uma exposição do Maka Angola indicava que mais de metade da fortuna da filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos pertencem a Sonangol apesar de a empresaria ter negado em entrevista ao Wall Street Journal: “Não sou financiada por dinheiro do Estado ou fundos públicos”. E repetiu: “Não faço isso.”
Isabel dos Santos inclui as acções na Galp como parte dos activos que compõem a sua fortuna. Estas acções, na realidade, pertencem à Sonangol. O analista jurídico do Maka Angola, Rui Verde, tem estado explicar que “as acções de Isabel dos Santos na Galp deviam ter reserva de propriedade ou estarem penhoradas a favor da Sonangol até estarem pagos os montantes devidos. E, mesmo assim, é ilegal que uma empresa estatal funcione como banco de investimento privado da família presidencial”.
Sobre “Kopelipa”, são inexatas o valor real da sua fortuna. Partilha muitos negócios com “Dino” e Manuel Vicente. No início de 2017, a cadeia de televisão SIC, reportou que o mesmo terá desviado 300 milhões de dólares para o Dubai. No passado, este antigo chefe da casa militar do Presidente JES, já foi citado como tendo uma fortuna não inferior a um bilhão de dólares.

Deixe um comentário

Wenda News

Veracidade e Credibilidade na Informação

Wenda News Geral

VERACIDADE E CREDIBILIDADE NA INFORMAÇÃO

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora